RARIDADE DISCOS

quarta-feira, 22 de abril de 2020



George Harrison - Discografia
Biografia


George Harrison - MBE (Liverpool, 25 de fevereiro de 1943 – Los Angeles, 29 de novembro de 2001), foi um guitarrista, cantor, compositor, produtor musical e cinematográfico inglês que obteve fama internacional como guitarrista dos Beatles. Geralmente chamado de "o Beatle quieto", Harrison aderiu ao hinduísmo e ajudou a ampliar os horizontes dos outros Beatles assim como seu público ocidental ao incorporar instrumentos indianos na música do grupo.

Embora a maioria das canções da banda fossem escritas por John Lennon e Paul McCartney, a maioria dos álbuns dos Beatles, a partir de 1965, continham, pelo menos, duas composições de Harrison. Suas músicas para o grupo incluem "Taxman", "Within You Without You", "While My Guitar Gently Weeps", "Here Comes the Sun" e "Something". Esta última se tornou a segunda música mais regravada dos Beatles, perdendo apenas para "Yesterday".


As primeiras influências musicais de Harrison foram George Formby e Django Reinhardt. Carl Perkins, Chet Atkins e Chuck Berry foram influências posteriores. Em 1965, ele começou a levar os Beatles na direção do folk rock através de seu interesse pelos Byrds e por Bob Dylan, e na direção da música clássica indiana pelo seu uso do sitar em "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)". Tendo iniciado a adesão da banda à meditação transcendental em 1967, ele desenvolveu, posteriormente, uma associação com o movimento Hare Krishna. Depois do fim do grupo em 1970, Harrison lançou o álbum triplo All Things Must Pass, que foi aclamado pela crítica, produziu seu single mais bem sucedido, "My Sweet Lord", e introduziu seu som característico como artista solo, a slide guitar. Ele também organizou, em 1971, com o musico indiano Ravi Shankar, o Concerto para Bangladesh, precursor de shows beneficentes posteriores como o Live Aid. Como produtor musical, Harrison produziu grupos contratados pelo selo Apple dos Beatles antes de fundar a Dark Horse Records em 1974 e, como produtor cinematográfico, co-fundou a HandMade Films em 1978.


Como artista solo, Harrison lançou vários singles e álbuns que se tornaram best-sellers e, em 1988, cofundou o supergrupo The Traveling Wilburys. Músico prolífico, participou como guitarrista convidado em faixas de Badfinger, Ronnie Wood e Billy Preston e colaborou em canções e música com Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr e Tom Petty, entre outros. A revista Rolling Stone o colocou na 11.ª posição na lista dos "100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos". Ele também foi incluído duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame: como membro dos Beatles em 1988 e, postumamente, por sua carreira solo em 2004.


O primeiro casamento de Harrison, com a modelo Pattie Boyd em 1966, terminou em divórcio em 1977. No ano seguinte, ele se casou com Olivia Harrison (nascida Arias), com quem teve um filho, Dhani. Harrison morreu em 2001, aos 58 anos, de câncer de pulmão. Ele foi cremado e suas cinzas foram jogadas nos rios Ganges e Yamuna na Índia, numa cerimônia privada de acordo com a tradição hindu. Ele deixou um patrimônio de quase 100 milhões de libras.



Juventude: 1943–1957



Nascido em Liverpool em 25 de fevereiro de 1943, Harrison era o caçula entre os quatro filhos de Harold Hargreaves Harrison e sua esposa Louise (nascida French). Ele tinha uma irmã, Louise, e dois irmãos, Harry e Peter. Sua mãe trabalhava como assistente de loja para uma família católica de raízes irlandesas, e seu pai era um motorista de ônibus que havia trabalhado como despenseiro na companhia marítima White Star Line. Sua futura esposa, a modelo Pattie Boyd, descreveu os pais de Harrison como "bem baixos e bem Liverpooldianos".


De acordo com Boyd, a mãe de Harrison era especialmente encorajadora: "Tudo que ela queria para seus filhos era que eles deveriam ser felizes, e ela reconheceu que nada fazia George mais feliz do que fazer música." Ávida fã de música, ela era conhecida entre amigos por sua barulhenta voz, que, às vezes, ao cantar, espantava visitantes ao chacoalhar as janelas da casa dos Harrisons. Enquanto esteve grávida de George, ela teve por hábito ouvir a transmissão semanal do programa Radio India. Joshua Greene, biógrafo de Harrison, escreveu, "Todo domingo, ela sintonizava em sons místicos evocados por sitares e tablas, na esperança de que a música exótica trouxesse paz e calma ao bebê no útero."


Harrison nasceu e viveu os primeiros seis anos de sua vida em Arnold Grove, n.º 12, no distrito de Wavertree, em Liverpool, uma casa geminada num cul-de-sac. A casa tinha um banheiro externo e seu aquecimento vinha, unicamente, de uma única lareira de carvão. Em 1949, foi oferecida uma council house à família e se mudou para Upton Green, n.º 25, em Speke. Em 1948, aos cinco anos, Harrison foi matriculado na Dovedale Primary School. Passou no exame eleven-plus e cursou o Liverpool Institute High School for Boys de 1954 a 1959. Embora o instituto oferecesse um curso de música, Harrison ficou desapontado com a ausência de guitarras e sentiu que a escola "moldava [os estudantes] para ficarem amedrontados."

As primeiras influências musicais de Harrison foram George Formby, Cab Calloway, Django Reinhardt e Hoagy Carmichael. Nos anos 1950, Carl Perkins e Lonnie Donegan foram influências significativas. No início de 1956, ele teve uma epifania: enquanto andava em sua bicicleta, ele ouviu a música "Heartbreak Hotel" de Elvis Presley tocando numa casa próxima, e a canção despertou seu interesse no rock and roll. Frequentemente, ele sentava no fundo da sala de aula, desenhando guitarras em seus livros da escola, e, mais tarde, comentou: "Eu estava viciado em guitarras." Harrison citou Slim Whitman como outra influência inicial: "A primeira pessoa que vi tocando guitarra foi Slim Whitman, numa foto dele em uma revista ou ao vivo na televisão. Guitarras estavam, definitivamente, ficando na moda."
Embora apreensivo sobre o interesse de seu filho em seguir uma carreira musical, no final de 1956, o pai de Harrison comprou-lhe um violão Dutch Egmond flat top. Um amigo de seu pai ensinou a Harrison como tocar as músicas "Whispering", "Sweet Sue" e "Dinah" e, inspirado pela música de Donegan, Harrison formou uma banda de skiffle chamada The Rebels com seu irmão Peter e um amigo, Arthur Kelly. No ônibus a caminho da escola, Harrison conheceu Paul McCartney, que também cursava o Liverpool Institue, e os dois se tornaram amigos através do amor de ambos pela música.


The Beatles: 1958–1970



Harrison se tornou parte do Beatles quando eles ainda eram uma banda de skiffle chamada The Quarrymen, com McCartney e John Lennon como membros. McCartney falou a Lennon de seu amigo George Harrison, que sabia tocar a música instrumental "Raunchy" na guitarra. Em março de 1958, Harrison fez um teste para a banda no Morgue Skiffle Club de Rory Storm, tocando "Guitar Boogie Shuffle", de Arthur "Guitar Boogie" Smith, mas Lennon sentiu que Harrison, tendo acabado de completar 15 anos, era jovem demais para entrar no grupo. Num segundo encontro, organizado por McCartney, ele tocou a parte da guitarra principal de "Raunchy" no andar superior de um ônibus de Liverpool. Ele começou a fazer amizade com a banda, substituindo na guitarra quando necessário, e foi aceito como membro. Embora seu pai quisesse que ele continuasse sua educação, Harrison deixou a escola aos 16 anos e trabalhou por diversos meses como aprendiz de eletricista na Blacklers, um loja de departamento local. Durante a primeira turnê do grupo pela Escócia, em 1960, Harrison usou o pseudônimo "Carl Harrison", um referência a Carl Perkins.

Em 1960, o promotor Allan Williams organizou para que o grupo, agora se chamando de Beatles, tocasse em Hamburgo no clube Kaiserkeller de Bruno Koschmider. A educação musical improvisada que Harrison recebeu enquanto tocava por longas horas com os Beatles, assim como as aulas de guitarra que recebeu de Tony Sheridan enquanto foram, brevemente, sua banda de apoio, lançou as fundações de seu som e de seu papel profissional e quieto no grupo; mais tarde, ele ficou conhecido como "o Beatle quieto". A primeira residência da banda em Hamburgo acabou prematuramente quando Harrison foi deportado por ser jovem demais para trabalhar em boates. Quando Brian Epstein se tornou agente do grupo em dezembro de 1961, ele refinou a imagem da banda e obteve um contrato de gravação com a EMI. O primeiro single da banda, "Love Me Do", chegou à 17.ª posição na parada da Record Retailer e, quando seu álbum de estreia, Please Please Me, foi lançado no início de 1963, a Beatlemania já havia estourado. Seu segundo álbum, With the Beatles (1963), incluiu "Don't Bother Me", o primeiro crédito de composição solo de Harrison.

No álbum Rubber Soul (1965), Harrison começou a conduzir os outros Beatles para o folk rock, através de seu interesse pelos Byrds e por Bob Dylan, e na direção da música clássica indiana pelo seu uso do sitar em "Norwegian Wood (This Bird Has Flown)". Mais tarde, ele disse que Rubber Soul era seu "álbum favorito [dos Beatles]." O álbum Revolver (1966) incluiu três composições suas: "Taxman", "Love You To" e "I Want to Tell You". Sua introdução da tambura na música "Tomorrow Never Knows" de Lennon exemplificou a contínua exploração do grupo de instrumentos não ocidentais. "Love You Too", impulsionada pelo som da tabla, foi a primeira incursão genuína do grupo na música indiana. De acordo com o etnomusicólogo David Reck, a canção criou um precedente na música popular como exemplo da cultura asiática sendo representada respeitosamente e sem paródia por ocidentais. Harrison continuou a desenvolver seu interesse em instrumentações não ocidentais, tocando a swarmandal em "Strawberry Fields Forever".

No final de 1966, os interesses de Harrison haviam se afastado dos Beatles, como pode ser visto em sua escolha de gurus orientais e líderes religiosos para incluir na capa do álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band em 1967. Sua única composição para o álbum foi a canção "Within You Without You", para a qual nenhum outro Beatle contribuiu. Ele tocou sitar e tambura na faixa e músicos do Asian Music Circle tocaram dilruba, swarmandal e tabla. Posteriormente, ele comentou que Sgt. Pepper "foi um fardo e um marco na indústria musical... Gosto de metade das canções e não suporto a outra metade."

Em 1968, sua música "The Inner Light" foi gravada no estúdio da EMI em Bombaim, com a participação de músicos locais, que tocaram insturmentos indianos tradicionais. Lançada como lado B de "Lady Madonna", composta por McCartney, foi a primeira composição de Harrison a aparecer num single dos Beatles. Derivada de uma citação do Tao Te Ching, a letra da música refletia o interesse cada vez mais profundo de Harrison em hinduísmo e meditação, enquanto, musicalmente, ela aderiu à disciplina carnática de música indiana, ao invés do estilo hindustani de seu trabalho anterior no gênero. Durante a gravação do álbum The Beatles no mesmo ano, as tensões dentro do grupo ficaram muito fortes e o baterista Ringo Starr saiu brevemente da banda. As contribuições de Harrison para o álbum duplo incluíram "While My Guitar Gently Weeps", que trouxe a participação de Eric Clapton na guitarra principal, "Piggies", "Long, Long, Long" e "Savoy Truffle".

Dylan e The Band exerceram uma grande influência em Harrison no fim de sua carreira com os Beatles. Durante uma visita a cidade de Woodstock no final de 1968, ele criou um relacionamento com Dylan e viu-se atraído à ideia da Band de fazer música comunalmente e à igualdade criativa entre seus membros, que contrastava com a dominação que Lennon e McCartney exerciam sobre as composições e a direção criativa dos Beatles. Isto coincidiu com um prolífico período e um crescente desejo de afirmar sua independência dos Beatles, entre os quais tensões vieram à tona novamente em janeiro de 1969, durante a filmagem dos ensaios no Twickenham Studios para que se tornaria o álbum Let It Be. Frustrado com as condições de trabalho precárias no estúdio frio e estéril, e com o que ele considerava como o afastamento criativo de Lennon e uma postura dominadora de McCartney, Harrison saiu da banda no dia 10 de janeiro, mas concordou em voltar doze dias depois.

As relações entre os beatles ficaram mais cordiais, embora ainda tensas, durante as sessões do seu último álbum gravado, Abbey Road. O LP incluiu duas das mais respeitadas composições de Harrison para os Beatles: "Here Comes the Sun" e "Something", que se tornou metade do primeiro single lado A duplo número um dos Beatles, o primeiro lado A de Harrison, e a primeira canção de Harrison a chegar no topo das paradas. Em 1967, Frank Sinatra gravou "Something" e, mais tarde, a chamou de "a maior canção de amor dos últimos cinquenta anos." Lennon a considerava a melhor música de Abbey Road, e ela se tornou a segunda música mais regravada dos Beatles depois de "Yesterday". O autor Peter Lavezzoli escreveu: "Harrison finalmente alcançaria o mesmo status de composição... com suas duas contribuições clássicas para o LP final dos Beatles."

Em abril de 1970, quando a música "For You Blue", composta por Harrison, foi lançada nos Estados Unidos como um lado A duplo junto com "The Long e Winding Road", de McCartney, ela se tornou o segundo lado A duplo da banda a chegar no topo das paradas e "For You Blue" se tornou a segundo canção de Harrison a atingir a primeira posição. Seu aumento de produtividade e a relutância dos Beatles em incluir suas músicas nos álbuns implicou que, quando a banda terminou, Harrison havia acumulado um estoque de composições não lançadas. Embora Harrison tenha crescido enquanto compositor, sua presença composicional nos álbuns dos Beatles permaneceu limitada a duas ou três canções, aumentando sua frustração e contribuindo, significativamente, para o término da banda. A última sessão de gravação de Harrison com os Beatles foi em 4 de janeiro de 1970, quando ele, McCartney e Starr gravaram sua música "I Me Mine".



Início de trabalhos solo: 1968–1969


Antes do fim dos Beatles, Harrison já havia gravado e lançado dois álbuns solo: Wonderwall Music e Electronic Sound, ambos contendo, principalmente, composições instrumentais. Wonderwall Music, uma trilha sonora para o filme Wonderwall (1968), mescla instrumentação indiana e ocidental, enquanto Electronic Sound é um álbum experimental que inclui, notadamente, um sintetizador Moog. Lançado em novembro de 1968, Wonderwall Music foi o primeiro álbum solo de um Beatle e o primeiro LP lançado pela Apple Records. Os músicos indianos Aashish Khan e Shivkumar Sharma tocaram no álbum, que contém a colagem musical chamada "Dream Scene", gravada vários meses antes de "Revolution 9".

Em dezembro de 1969, Harrison participou de uma breve turnê da Europa com o grupo estadunidense Delaney & Bonnie e Friends. Durante a turnê, que incluiu Clapton, Bobby Whitlock, o baterista Jim Gordon e os líderes de banda Delaney e Bonnie Bramlett, Harrison começou a escrever "My Sweet Lord", que se tornou seu primeiro single de sucesso como artista solo. Delaney Bramlett inspirou Harrison a aprender a tocar slide guitar, influenciado significativamente sua música posterior.


All Things Must Pass: 1970



Depois de anos restringido em suas contribuições para álbuns dos Beatles, Harrison lançou All Things Must Pass, um álbum triplo: dois discos continham músicas suas e o terceiro continha gravações de Harrison improvisando com amigos. Considerado por muitos como seu melhor trabalho, o álbum chegou ao topo das paradas em ambos os lados do Atlântico. O LP produziu o sucesso "My Sweet Lord", que atingiu o primeiro lugar, e o single "What Is Life", que ficou entre as dez mais tocadas. O álbum foi co-produzido por Phil Spector, usando sua técnica "Wall of Sound", e os músicos incluíram Starr, Clapton, Gary Wright, Preston, Klaus Voorman, a banda Delaney e Bonnie's Friends e o grupo Badfinger, da Apple. Ao ser lançado, All Things Must Pass foi aclamado pela crítica. Ben Gerson, da Rolling Stone, descreveu-o como sendo "um clássico de proporções Spectorianas, Wagneriano, Bruckneriano, música de topos de montanhas e vastos horizontes." O autor e musicólogo Ian Inglis considera a letra da música título "um reconhecimento da impermanência da existência humana... uma conclusão simples e tocante" para a antiga banda de Harrison. Em 1971, Bright Tunes processou Harrison por violação de direito autoral pela similaridade entre "My Sweet Lord" e "He's So Fine", sucesso de 1963 das Chiffons. Quando o processo foi levado a um tribunal distrital dos Estados Unidos em 1976, o músico negou ter deliberadamente plagiado a canção, mas perdeu o caso, pois o juiz determinou que ele o havia feito subconscientemente.



Em 2000, a Apple Records lançou um edição de aniversário de trinta anos do álbum e Harrison participou ativamente de sua promoção, dando um entrevista na qual refletiu sobre o trabalho: "É só algo que era minha continuação dos Beatles, na verdade. Era como se fosse eu saindo dos Beatles e apenas seguindo meu próprio caminho... Foi uma ocasião muito feliz." Ele comentou sobre a produção: "Bem, naquele tempo, o reverb era meio que usado um pouco mais do que eu faria agora. Na verdade, não uso o reverb de maneira nenhuma. Não o suporto... É difícil, sabe, voltar a algo, trinta anos depois, e esperar que seja como você gostaria que fosse agora."


1973–1979


Harrison não lançaria outro álbum que alcançasse o mesmo sucesso crítico e comercial de All Things Must Pass, mas seu álbum solo seguinte, Living in the Material World (1973), ficou na primeira posição da parada da Billboard durante cinco semanas, e o single do álbum, "Give Me Love (Give Me Peace on Earth)", também chegou à primeira posição nos Estados Unidos. No Reino Unido, o LP chegou à segunda posição, ficando doze semanas nas paradas, com o single atingindo a oitava posição. O álbum foi ricamente produzido e embalado, e sua mensagem principal eram as crenças hindus de Harrison. Na opinião de Greene, o LP "continha muitas das composições mais fortes de sua carreira." Stephen Holden, escrevendo para a Rolling Stone, sentiu que o álbum era "altamente atraente" e "profundamente sedutor", e que ele "se situa como um artigo de fé, milagroso em sua radiância." Outros críticos foram menos entusiastas, descrevendo o lançamento como desajeitado, demasiado devoto e excessivamente sentimental, reação esta que deixou Harrison desanimado.



Em novembro de 1974, Harrison começou sua turnê Dark Horse, com 45 datas, se tornando o primeiro ex-Beatle a realizar uma turnê pela América do Norte. Além das performances de Harrison e um conjunto de músicos, como Preston, Tom Scott, Willie Weeks, Andy Newmark e Jim Horn, a turmê também incluiu performances de música indiana tradicional, tocada por "Ravi Shankar, Family and Friends". Apesar de diversas críticas positivas, a reação à turnê foi negativa, com queixas acerca do conteúdo, da estrutura e da duração, que era de duas horas e meia, vista como excessiva na época. Alguns fãs acharam a significativa presença de Shankar uma bizarra decepção, já que esperavam ver apenas Harrison tocar, e muitos sentiram-se insultados pelo que Inglis descreveu como "os sermões" de Harrison. Além disso, este modificou as letras de várias canções dos Beatles, e algumas das substituições foram vistas como "gratuitamente ofensivas". Seus vocais, afetados por laringite, também decepcionaram fãs e críticos, que começaram a chamar a turnê de "dark hoarse", um trocadilho com o nome oficial da turnê. Harrison ficou tão profundamente incomodado pelo reação mordaz que não realizou outra turnê novamente até os anos 1990.[102] O autor Robert Rodriguez comentou: "Enquanto a turnê Dark Horse pode ser considerada um nobre fracasso, houve um número de fãs que se sintonizaram com o que estava sendo tentado. Eles foram embora eufóricos, conscientes de que haviam presenciado algo tão inspirador que nunca mais poderia ser repetido." Simon Leng chamou a turnê de "inovadora" e "revolucionária em sua apresentação da música indiana".



Em dezembro, Harrison lançou Dark Horse, álbum que lhe rendeu as críticas menos favoráveis de sua carreira. A Rolling Stone chamou-o de "a narrativa de uma artista fora do seu elemento, trabalhando dentro de um prazo, debilitando sua talentos sobrecarregados pela pressa de lançar um novo 'produto de LP', ensaiar a banda e organizar uma turnê ao redor do país, tudo em três semanas." O álbum chegou à quarta posição na parada da Billboard e o single "Dark Horse" alcançou a 15.ª posição, mas ambos falharam em causar algum impacto no Reino Unido. O crítico musical Mikal Gilmore descreveu Dark Horse como "um dos trabalhos mais fascinantes de Harrison – um álbum sobre mudança e perda."



O álbum de estúdio final de Harrisonpela EMI e Apple Records foi Extra Texture (Read All About It) (1975), inspirado pela soul music. Ele o considerou o menos satisfatório dos três que gravou desde All Things Must Pass. Leng identificou "rancor e desânimo" em muitas das faixas do álbum; Klaus Voorman, seu amigo de longa data, comentou: "Ele não estava preparado para isso... Foi uma época terrível, porque acho que havia muita cocaína circulando e foi aí que me afastei... Não gostava da sua mentalidade." Ele lançou dois singles do LP: "You", que entrou no Top 20 da Billboard, e "This Guitar (Can't Keep from Crying)", o último single original lançado pela Apple.



Thirty Three & 1/3 (1976), o primeiro álbum lançado pelo sue selo Dark Horse Records, produziu os sucessos "This Song" e "Crackerbox Palace", ambas as quais alcançaram o Top 25 nos EUA. O humor surreal de "Crackerbox Palace" refletiu o associação de Harrison com Eric Idle, do Monty Python, que dirigiu um clipe musical cômico para a música. Enfatizando melodia, musicalidade e uma temática mais sutil que a mensagem religiosa de seus trabalhos anteriores, Thirty Three & 1/3 rendeu a Harrison suas críticas mais favoráveis nos EUA desde All Things Must Pass.



Em 1979, após seu segundo casamento e o nascimento de seu filho Dhani, ele lançou George Harrison. Tanto o álbum quanto o single "Blow Away" entraram no Top 20 da Billboard. O álbum marcou o início do afastamento gradual de Harrison da indústria musical e a efetivação das ideias introduzidas em All Things Must Pass. Em 1978, a morte de seu pai em maio e o nascimento de seu filho em agosto influenciaram sua decisão de devotar mais tempo a sua família que a sua carreira. Leng descreveu o álbum como "melódico e exuberante... tranquilo... o trabalho de um homem que viveu o sonho do rock and roll duas vezes e agora estava aderindo a felicidade doméstica e espiritual."

1980–1987

O assassinato de Lennon em 8 de dezembro de 1980 perturbou Harrison e reforçou sua preocupação sobre stalkers que tinha há decádas. Também foi uma profunda perda pessoal, embora McCartney, Starr e Harrison tenham tido pouco contato com Lennon nos anos antes de sua morte. Depois do assassinato, Harrison comentou: "Depois de tudo pelo que passamos juntos, eu tinha e ainda tenho um grande amor e respeito por John Lennon. Estou chocado e atordoado."


Harrison modificou a letra de uma canção que havia escrita para Starr no intuito de fazer dela um tributo a Lennon. "All Those Years Ago", que incluiu vocais de Paul e Linda McCartney, assim como a contribuição original de bateria de Starr, chegou à segunda colocação nas paradas estadunidenses. O single foi incluído no álbum Somewhere in England em 1981. Harrison não lançou nenhum álbum novo durante cinco anos depois que Gone Troppo (1982) recebeu pouca atenção dos críticos e do público.


Durante este período, ele fez diversas participações especiais, incluindo em um show de 1985 em homenagem a Carl Perkins intitulado Blue Suede Shoes: A Rockabilly Session. Em março de 1986, ele fez uma aparição surpresa durante o final do Birmingham Heart Beat Charity Concert, um evento organizado para arrecadar dinheiro para o Birmingham Children's Hospital. No ano seguinte, ele participou do concerto beneficente do Prince's Trust na Arena Wembley, em Londres, tocando "While My Guitar Gently Weeps" e "Here Comes the Sun" Em fevereiro de 1987, ele se juntou a Dylan, John Fogerty e Jesse Ed Davis no palco para um show de duas horas com o músico de blues Taj Mahal. Harrison recordou: "Bob me ligou e perguntou se eu queria sair à noite e ver o Taj Mahal... Então, nós fomos lá e bebemos algumas dessas cervejas mexicanas – e bebemos um pouco mais... Bob disse: 'Ei, porque a gente não sobe no palco e toca, e você canta?' Mas toda hora que eu chego perto do microfone, Dylan chega perto de mim e começa a cantar essas porcarias no meu ouvido, tentando me confundir."


Em novembro de 1987, Harrison lançou o álbum Cloud Nine, que foi certificado com disco de platina. Co-produzido com Jeff Lynne da Electric Light Orchestra, o LP incluiu a versão de Harrison da música "Got My Mind Set on You", de James Ray, a qual chegou à primeira colocação nos EUA e à segunda no Reino Unido. O clipe da música recebeu considerável exposição, e outro single, "When We Was Fab", uma retrospectiva da carreira dos Beatles, rendeu-lhe duas indicações ao MTV Video Music Awards em 1988. Gravado em sua propriedade em Friar Park, a slide guitar de Harrison teve lugar de destaque no álbum, que incluiu diversos de seus colaboradores de longa data, incluindo Clapton, Jim Keltner, e Jim Horn, que recordou a atitude descontraída e amigável de Harrison durante as sessões: "George fazia você se sentir em casa, na casa dele... Uma vez, ele me fez sentar no banheiro e tocar meu saxofone soprano, e eles colocaram o microfone no fim do corredor para ter um som distante. Pensei que estivessem brincando... Outra vez, ele me parou no meio de um solo de sax e me trouxe o chá das três—novamente, achei que ele estava brincando." Cloud Nine chegou à oitava e décima posição nos EUA e no Reino Unido respectivamente, e várias faixas do álbum entraram na parada de rock mainstream da Billboard – "Devil's Radio", "This Is Love" e "Cloud 9".


The Traveling Wilburys: 1988–1990

Em 1988, Harrison formou a banda Traveling Wilburys com Jeff Lynne, Roy Orbison, Bob Dylan e Tom Petty. A banda se reuniu na garagem de Dylan para gravar um single de Harrison que seria lançado na Europa. A gravadora de Harrison decidiu que a faixa, "Handle with Care", era boa demais para seu propósito original de ser um lado B e pediu um álbum completo. O LP, Traveling Wilburys Vol. 1, foi lançado em outubro de 1988 e gravado sob os pseudônimos de meio-irmãos, supostos filhos de Charles Truscott Wilbury, Sr. O pseudônimo de Harrison no primeiro álbum foi "Nelson Wilbury"; ele usou o nome "Spike Wilbury" no segundo álbum.


Depois da morte de Orbison em dezembro de 1988, o grupo gravou como um quarteto. O segundo álbum, lançado em outubro de 1990, foi travessamento intitulado Traveling Wilburys Vol. 3. De acordo com Lynne, "Essa foi uma ideia do George. Ele disse 'vamos confudir os safados'." O álbum atingiu a 14.ª posição no Reino Unido, e foi certificado com disco de platina pela venda de mais de três milhões de unidades. Os Wilburys nunca tocaram ao vivo e o grupo não gravou junto novamente depois do lançamento do segundo álbum.



Em 1989, Harrison e Starr apareceram no clipe da canção "I Won't Back Down", de Tom Petty. Starr é filmado tocando a bateria, mas não tocou na faixa; Harrison tocou violão e forneceu vocais de apoio. Em dezembro de 1991, Harrison se juntou a Clapton para uma turnê do Japão. Foi a primeira de Harrison desde 1974 e não houve nenhuma outra depois. Em 6 de abril de 1992, Harrison realizou um show beneficente para o partido Natural Law no Royal Albert Hall, sua primeira performance em Londres desde o show no telhado da Apple Records em 1969. Em outubro de 1992, ele tocou num concerto em homenagem a Bob Dylan no Madison Square Garden em Nova Iorque, juntamente com o próprio Dylan, Clapton, McGuinn, Petty e Neil Young.


The Beatles Anthology: 1995–1996


Em 1994, Harrison começou a colaborar com McCartney, Starr e o produtor Jeff Lynne para o projeto Beatles Anthology. Este incluiu a gravação de duas novas músicas dos Beatles criadas a patir de fitas com vocais e piano gravados por Lennon, assim como longas entrevistas sobre a carreira dos Beatles. Lançada em dezembro de 1995, "Free as a Bird" foi o primeiro single novo dos Beatles desde 1970. Em março de 1996, eles lançaram um segundo, "Real Love". Harrison se recusou a participar da conclusão de uma terceira música. Mais tarde, comentou sobre o projeto: "Espero que alguém faça isso com minhas demos quando eu morrer, transforme-as em músicas de sucesso."



Depois do projeto Anthology, Harrison colaborou com Ravi Shankar no álbum Chants of India. Sua última aparição na televisão, gravada em maio de 1997, foi num especial do VH1 para promover este álbum. Em janeiro de 1998, Harrison participou do funeral de Carl Perkins em Jackson, Tennessee, tocando uma breve versão da música "Your True Love" de Perkins. Em junho de 1998, ele participou do funeral de Linda McCartney, e apareceu no álbum Vertical Man, de Ringo Starr, tocando guitarra em duas faixas.


Últimos anos e morte: 1997–2001

Em 1997, Harrison foi diagnosticado com câncer na garganta e realizou tratamento com radioterapia, que, na época, pensou-se ter sido bem sucedido. Ele culpou, publicamente, seus anos de tabagismo pela doença.

Em 30 de dezembro de 1999, Harrison e sua esposa foram atacados em Friar Park, sua casa. Michael Abram, um fã de 36 anos, invadiu e atacou Harrison com uma faca de cozinha, perfurando um pulmão e causando ferimentos na cabeça antes que Olivia Harrison incapacitasse o agressor atacando-o, repetidamente, com um atiçador de lareira e um abajur. Depois do ataque, Harrison foi hospitalizado, divulgando, logo em seguida, um declaração a respeito do agressor: "[ele] não era um ladrão, e certamente não estava fazendo teste para os Traveling Wilburys."


Em maio de 2001, foi revelado que Harrison havia passado por uma operação para remover um tumor canceroso em um de seus pulmões, e, em julho, foi divulgado que ele estava tratando um tumor cerebral numa clínica em Switzerle. Starr o visitou na clínica, mas teve de encurtar sua visita para viajar a Boston, onde sua filha estava realizando uma cirurgia de emergência no cérebro, ao que Harrison gracejou: "Você quer que eu vá com você?" Em novembro de 2001, começou a radioterapia no Staten Isle University Hospital, em Nova Iorque, para o carcinoma de pulmão não pequenas células que havia se espalhado para seu cérebro. Quando a notícia foi divulgada, Harrison se queixou da violação de privacidade de seu médico, e seu espólio, posteriormente, alegou danos.


Em 12 de novembro, em Nova Iorque, Harrison, Starr e McCartney se juntaram uma última vez. Três semanas depois, em 29 de novembro de 2001, Harrison morreu na casa de um amigo em Los Angeles, aos 58 anos. Ele foi cremado no Hollywood Forever Cemetery e o funeral aconteceu na Self-Realization Fellowship Lake Shrine, no bairro Pacific Palisades de Los Angeles. Suas cinzas foram espalhadas nos rios Ganges e Yamuna perto da cidade de Varanasi, na Índia, por sua família numa cerimônia particular de acordo com a tradição hindu. Ele deixou quase 100 milhões de libras em seu testamento.


O último álbum de Harrison, Brainwashed (2002), lançado postumamente, foi completado por seu filho Dhani e por Jeff Lynne. Incluída nas notas de encarte do álbum está uma citação do Bhagavad Gita: "Nunca houve um tempo em que eu não existisse, nem você; e no futuro nenhum de nós deixará de existir." O single "Stuck Inside a Cloud", descrito por Leng como "uma reação singularmente sincera à doença e mortalidade", atingiu a 27.ª posição na parada Adult Contemporary da Billboard. O single "Any Road", lançado em maio de 2003, alcançou a 37.ª posição na UK Singles Chart. Em 2004, "Marwa Blues" recebeu o Grammy de Melhor Performance de Pop Instrumental, enquanto "Any Road" foi indicada a Melhor Performance Vocal Pop Masculina.


Em 2002, no aniversário de sua morte, o Concert for George foi realizado no Royal Albert Hall. Clapton organizou o evento, que incluiu performances de vários amigos e colaboradores musicais de Harrison, incluindo McCartney e Starr. Eric Idle, que descreveu Harrison como "uma das poucas pessoas moralmente boas que o rock and roll produziu", cantou a "Lumberjack Song", do Monty Python. A receita do concerto foi para a entidade filantrópica de Harrison, a Material World Charitable Foundation.


Em 2004, Harrison foi, postumamente, introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como artista solo por seus antigos companheiros de banda Lynne e Petty, e na Calçada da Fama do Madison Square Garden em 2006 pelo Concerto para Bangladesh. Em 14 de abril de 2009, a Hollywood Chamber of Commerce premiou Harrison com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em frente ao prédio da Capitol Records. McCartney, Lynne e Petty estiveram presentes quando a estrela foi inaugurada. A viúva de Harrison, Olivia, o ator Tom Hanks e Eric Idle discursaram na cerimônia e Dhani, filho de Harrison, cantou o mantra Hare Krishna.


Um documentário intitulado George Harrison: Living in the Material World, dirigido por Martin Scorsese, foi lançado em outubro de 2011. O filme traz entrevistas com Olivia e Dhani Harrison, Klaus Voormann, Terry Gilliam, Starr, Clapton, McCartney, Keltner e Astrid Kirchherr.

Harrison foi postumamente honrado com Grammy Lifetime Achievement Award da Recording Academy nos Grammy Awards em fevereiro de 2015.

(Fonte: Wikipédia)




Password Files:
raridadediscos.blogspot.com


Discografia


Wanderwall - 1968
01. Microbes
02. Red Lady Too
03. Tabla And Pakavaj
04. In The Park
05. Drilling A Home
06. Guru Vandana
07. Greasy Legs
08. Skiing
09. Gat Kirwani
10. Dream Scene
11. Party Seacombe
12. Love Scene
13. Crying
14. Cowboy Music
15. Fantasy Sequins
16. On The Bed
17. Glass Box
18. Wonderwall To Be Here
19. Singing Om


Electronic Sound - 1969
01. Under The Mersey Wall
02. No Time Or Space


All Things Must Pass - 1970
CD 01

01. I'd Have You Anytime
02. My Sweet Lord
03. Wah-Wah
04. Isn't It A Pity
05. What Is Life
06. If Not For You
07. Behind That Locked Door
08. Let It Down
09. Run Of The Mill
10. I Live For You (Outtake)
11. Beware Of Darkness (Demo)
12. Let It Down (Demo)
13. What Is Life (Backing Track)
14. My Sweet Lord (2000)

CD 02

01. Beware of Darkness
02. Apple Scruffs
03. Ballad of Sir Frankie Crisp (Let It Roll)
04. Awaiting on You All
05. All Things Must Pass
06. I Dig Love
07. Art of Dying
08. Isn't It a Pity (Version Two)
09. Hear Me Lord
10. It's Johnny's Birthday [Original Jam]
11. Plug Me In [Original Jam]
12. I Remember Jeep [Original Jam]
13. Thanks for the Pepperoni [Original Jam]
14. Out of the Blue [Original Jam]


The Concert for Bangladesh - 1971
CD 01

01. Introduction
02. Bangla Dhun
03. Wah-Wah
04. My Sweet Lord
05. Awaiting On You All
06. That's The Way God Planned It
07. It Don't Come Easy
08. Beware Of Darkness
09. While My Guitar Gently Weeps

CD 02

01. Medley / Jumpin Jack Flash / Youngblood - (Leon Russell)
02. Here Comes The Sun  - (George Harrison)
03. A Hard Rain's Gonna Fall - (Bob Dylan)
04. It Takes A Lot To Laugh, It Takes A Train To Cry  - (Bob Dylan)
05. Blowin' In The Wind  - (Bob Dylan)
06. Mr. Tambourine Man  - (Bob Dylan)
07. Just Like A Woman - (Bob Dylan)
08. Something  - (George Harrison)
09. Bangla Desh - (George Harrison)


Living In The Material World - 1973
01. Give Me Love (Give Me Peace On Earth)
02. Sue Me, Sue You Blues
03. The Light That Has Lighted The World
04. Don't Let Me Wait Too Long
05. Who Can See It
06. Living In The Material World
07. The Lord Loves The One (That Loves The Lord)
08. Be Here Now
09. Try Some, Buy Some
10. The Day The World Gets 'Round
11. That Is All


Dark Horse - 1974
01. Hari's On Tour (Express)
02. Simple Shady
03. So Sad
04. Bye Bye Love
05. Maya Love
06. Ding Dong, Ding Dong
07. Dark Horse
08. Far East Man
09. It Is 'He' (Jai Sri Krishna)


Extra Texture - 1975
01. You
02. The Answer's At The End
03. This Guitar (Can't Keep From Crying)
04. Ooh Baby (You Know That I Love You)
05. World Of Stone
06. A Bit More Of You
07. Can't Stop Thinking About You
08. Tired Of Midnight Blue
09. Grey Cloudy Lies
10. His Name Is Legs (Ladies And Gentlemen)


The Best Of George Harrison - 1976
01. Something
02. If I Needed Someone
03. Here Comes The Sun
04. Taxman
05. Think For Yourself
06. For You Blue
07. While My Guitar Gently Weeps
08. My Sweet Lord
09. Give Me Love (Give Me Peace On Earth)
10. You
11. Bangla Desh
12. Dark Horse
13. What Is Life


Thirty Three & One Third - 1976
01. Woman Don't You Cry For Me
02. Dear One
03. Beautiful Girl
04. This Song
05. See Yourself
06. It's What You Value
07. True Love
08. Pure Smokey
09. Crackerbox Palace
10. Learning How To Love You


George Harrison - 1979
01. Love Comes To Everyone
02. Not Guilty
03. Here Comes The Moon
04. Soft-Hearted Hana
05. Blow Away
06. Faster
07. Dark Sweet Lady
08. Your Love Is Forever
09. Soft Touch
10. If You Believe


Somewhere in England - 1981
01. Blood from a clone
02. Unconsciousness Rules
03. Life Itself
04. All Those Years Ago
05. Baltimore Oriole
06. Teardrops
07. That Which I Have Lost
08. Writings On The Wall
09. Hong Kong Blues
10. Save The World


Gone Troppo - 1982
01. Wake Up My Love
02. That's The Way It Goes
03. I Really Love You
04. Greece
05. Gone Troppo
06. Mystical One
07. Unknown Delight
08. Baby Don't Run Away
09. Dream Away
10. Circles


Cloud Nine - 1987
01. Cloud 9
02. That's What It Takes
03. Fish On The Sand
04. Just For Today
05. This Is Love
06. When We Was Fab
07. Devil's Radio
08. Someplace Else
09. Wreck Of The Hesperus
10. Breath Away From Heaven
11. Got My Mind Set On You


Best Of Dark Horse 1976-1989
01. Poor Little Girl
02. Blow Away
03. That's The Way It Goes
04. Cockamamie Business
05. Wake Up My Love
06. Life Itself
07. Got My Mind Set On You
08. Crackerbox Palace
09. Cloud 9
10. Here Comes The Moon
11. Gone Troppo
12. When We Was Fab
13. Love Comes To Everyone
14. All Those Years Ago
15. Cheer Down


Live In Japan - 1992
CD 01

01. I Want To Tell You
02. Old Brown Shoe
03. Taxman
04. Give Me Love
05. If I Needed Someone
06. Something
07. What Is Life
08. Dark Horse
09. Piggies
10. Got My Mind Set On You

CD 02

01. Cloud 9
02. Here Comes The Sun
03. My Sweet Lord
04. All Those Years Ago
05. Cheer Down
06. Devil's Radio
07. Isn't It A Pity
08. While My Guitar Gently Weeps
09. Roll Over Beethoven


Brainwashed - 2002
01. Any Road
02. P2 Vatican Blues (Last Saturday Night)
03. Pisces Fish
04. Looking For My Life
05. Rising Sun
06. Marwa Blues
07. Stuck Inside A Cloud
08. Run So Far
09. Never Get Over You
10. Between The Devil And The Deep Blue Sea
11. Rocking Chair In Hawaii
12. Brainwashed


Early Takes Volume 1 - 2012
01. My Sweet Lord (Demo)
02. Run Of The Mill (Demo)
03. I'd Have You Any Time (Early Take)
04. Mama You've Been On My Mind (Demo)
05. Let It Be Me (Demo)
06. Woman Don't You Cry For Me (Early Take)
07. Awaiting On You All (Early Take)
08. Behind That Locked Door (Demo)
09. All Things Must Pass (Demo)
10. The Light That Has Lighted The World (Demo)




4 comentários:

  1. Cara, fiquei maravilhado com o seu Blog! Coisa de louco o q se encontra por aqui e, de fácil acesso. Digo: Olhou, viu o q estava procurando, encontrou, baixou. Grato por disponibilizar essas maravilhas sonoras. Estes arquivos estão disponíveis aqui em quantos kbps?

    ResponderExcluir
  2. Best of Dark Horse 1976–1989 é uma compilação do músico inglês George Harrison , lançada em outubro de 1989. Sua segunda compilação, após acoleçãoda Capitol / EMI The Best of George Harrison (1976), contém canções dos lançamentos de Harrison em seu Dark Gravadora Horse entre 1976 e 1987. O álbum também inclui um single de 1989, " Cheer Down ", que foi a contribuição de Harrison para a trilha sonora do filme Lethal Weapon 2 , e duas faixas gravadas especificamente para a coleção: "Poor Little Girl" e "Negócios Cockamamie". Apesar da popularidade do trabalho de Harrison neste período - tanto como artista solo com seuÁlbum Cloud Nine (1987), e como membro do Traveling Wilburys - a compilação não obteve sucesso comercial. Da Wikipédia, a enciclopédia livre
    Para quem possa interessar. Acho q isso enriquece ainda mais o trabalho do artista.

    ResponderExcluir